Você gosta de artesanato, mas não sabe como fazer? Você quer ter mais criatividade, diversão, renda, etc. com as suas próprias mãos? Você acha que fazer artesanato é difícil, caro ou demorado? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, este post é para você.
Neste post, vamos te mostrar como fazer artesanato de forma simples, prática e segura, seguindo as dicas e as orientações de especialistas e de apaixonados por artesanato. Você vai aprender como escolher, comprar, usar os materiais e as ferramentas necessários para fazer artesanato, além de como fazer diferentes tipos de peças, como chaveiros, imãs, bonecos, etc. Você vai descobrir que fazer artesanato é uma atividade que traz muitos benefícios, tanto para você quanto para as pessoas que recebem ou compram as suas peças.
Se você quer saber como fazer artesanato, continue lendo e descubra como se tornar um artesão de primeira.
Os benefícios de fazer artesanato
Fazer artesanato é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a sua vida, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Veja alguns deles:
- Desenvolve a habilidade manual: fazer artesanato exige que você use as suas mãos para manipular, cortar, colar, costurar, pintar, etc. os materiais e as ferramentas. Isso ajuda a desenvolver a sua coordenação motora, a sua precisão, a sua agilidade, etc.
- Expressa a sua criatividade: fazer artesanato permite que você use a sua imaginação para criar peças únicas, originais e personalizadas. Você pode usar cores, formas, texturas, etc. que reflitam o seu gosto, o seu estilo, o seu humor, etc.
- Aumenta a sua autoestima: fazer artesanato é uma forma de valorizar o seu trabalho, o seu talento, o seu esforço, etc. Você pode se orgulhar das suas peças, que são fruto da sua dedicação, da sua persistência, da sua superação, etc.
- Relaxa a sua mente: fazer artesanato é uma forma de aliviar o estresse, a ansiedade, a depressão, etc. Você pode se concentrar na sua atividade, esquecendo os problemas, as preocupações, as cobranças, etc. Você pode se divertir, se distrair, se entreter, etc. com o seu hobby.
- Gera renda extra: fazer artesanato é uma forma de ganhar dinheiro, vendendo as suas peças para outras pessoas, que podem ser amigos, familiares, vizinhos, etc. Você pode aproveitar as datas comemorativas, as tendências, as novidades, etc. para oferecer as suas peças, que podem ser presentes, lembrancinhas, enfeites, etc.
Os tipos de artesanato mais populares e lucrativos
Existem muitos tipos de artesanato, que podem ser feitos com diferentes materiais, técnicas, estilos, etc. Você pode escolher o tipo de artesanato que mais combina com você, com o seu gosto, com o seu tempo, com o seu orçamento, etc. Veja alguns dos tipos de artesanato mais populares e lucrativos:
- Crochê: é o tipo de artesanato que consiste em fazer peças com fios de lã, algodão, seda, etc. usando uma agulha com um gancho na ponta. Você pode fazer peças como tapetes, toalhas, mantas, bolsas, etc. usando pontos básicos, como correntinha, ponto baixo, ponto alto, etc. O crochê é um tipo de artesanato que é fácil, barato e versátil, que pode ser feito em qualquer lugar e com qualquer cor de fio.
- Biscuit: é o tipo de artesanato que consiste em fazer peças com uma massa de modelar, que é feita com amido de milho, cola branca, vaselina, limão, etc. Você pode fazer peças como chaveiros, imãs, bonecos, etc. usando formas, cortadores, rolos, etc. O biscuit é um tipo de artesanato que é divertido, colorido e durável, que pode ser pintado, envernizado, colado, etc.
- Feltro: é o tipo de artesanato que consiste em fazer peças com um tecido macio, que é feito com lã, algodão, poliéster, etc. Você pode fazer peças como guirlandas, almofadas, bichinhos, etc. usando tesoura, cola, agulha, linha, etc. O feltro é um tipo de artesanato que é fofo, delicado e charmoso, que pode ser bordado, costurado, recheado, etc.
Os materiais e as ferramentas necessários para fazer artesanato
Para fazer artesanato, você deve ter os materiais e as ferramentas necessários para cada tipo de peça, que podem variar de acordo com o material, a técnica, o estilo, etc. que você vai usar. Você pode comprar os materiais e as ferramentas em lojas especializadas, em feiras, em sites, etc. ou você pode reaproveitar materiais que você já tem em casa, como tecidos, garrafas, caixas, etc. Veja alguns dos materiais e das ferramentas mais usados para fazer artesanato:
- Fios: são os materiais que são usados para fazer peças de crochê, tricô, bordado, etc. Eles podem ser de lã, algodão, seda, etc. e podem ter diferentes cores, espessuras, texturas, etc. Você deve escolher os fios que sejam adequados para o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer, e que também sejam de boa qualidade, macios, resistentes, etc.
- Massa de modelar: é o material que é usado para fazer peças de biscuit, cerâmica, argila, etc. Ela pode ser comprada pronta ou feita em casa, com amido de milho, cola branca, vaselina, limão, etc. Você deve escolher a massa de modelar que seja adequada para o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer, e que também seja de boa qualidade, maleável, durável, etc.
- Tecido: é o material que é usado para fazer peças de feltro, patchwork, fuxico, etc. Ele pode ser de lã, algodão, poliéster, etc. e pode ter diferentes cores, estampas, texturas, etc. Você deve escolher o tecido que seja adequado para o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer, e que também seja de boa qualidade, macio, resistente, etc.
- Agulha: é a ferramenta que é usada para fazer peças de crochê, tricô, bordado, etc. Ela pode ter um gancho, uma ponta, um olho, etc. na ponta, e pode ter diferentes tamanhos, espessuras, formatos, etc. Você deve escolher a agulha que seja adequada para o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer, e que também seja de boa qualidade, afiada, ergonômica, etc.
- Tesoura: é a ferramenta que é usada para cortar os materiais, como fios, tecidos, papéis, etc. Ela pode ter uma lâmina, uma ponta, um cabo, etc. e pode ter diferentes tamanhos, espessuras, formatos, etc. Você deve escolher a tesoura que seja adequada para o tipo, o tamanho, o formato, etc. do material que você vai cortar, e que também seja de boa qualidade, afiada, confortável, etc.
- Cola: é a ferramenta que é usada para colar os materiais, como tecidos, papéis, plásticos, etc. Ela pode ser líquida, sólida, quente, fria, etc. e pode ter diferentes cores, texturas, secagens, etc. Você deve escolher a cola que seja adequada para o tipo, o tamanho, o formato, etc. do material que você vai colar, e que também seja de boa qualidade, forte, durável, etc.
Os passos de como fazer artesanato, com fotos, vídeos, moldes, etc.
Para fazer artesanato, você deve seguir alguns passos, que podem variar de acordo com o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer. Você pode seguir os passos que são ensinados por especialistas e por apaixonados por artesanato, que compartilham as suas experiências, as suas dicas, as suas ideias, etc. em diferentes meios, como fotos, vídeos, moldes, etc. Veja alguns exemplos de como fazer artesanato, com fotos, vídeos, moldes, etc.:
- Como fazer um chaveiro de crochê: para fazer um chaveiro de crochê, você vai precisar de fio de algodão, agulha de crochê, enchimento, argola, tesoura e cola. Você pode seguir os passos que são mostrados na foto abaixo, que é do site [Artesanato Passo a Passo], que ensina como fazer vários tipos de artesanato, com fotos, textos, moldes, etc.
- Faça um círculo mágico com o fio de algodão e a agulha de crochê, e faça 6 pontos baixos dentro do círculo. Feche o círculo com um ponto baixíssimo.Faça 2 correntinhas e faça 2 pontos altos em cada ponto baixo da carreira anterior. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Faça 2 correntinhas e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base. Repita esse padrão até o final da carreira. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Faça 2 correntinhas e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base. Repita esse padrão até o final da carreira. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Faça 2 correntinhas e faça 1 ponto alto em cada ponto de base. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Repita o passo anterior mais uma vez.Faça 2 correntinhas e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 1 ponto alto nos próximos 2 pontos de base. Faça 2 pontos juntos no próximo ponto de base. Repita esse padrão até o final da carreira. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Faça 2 correntinhas e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 1 ponto alto no próximo ponto de base. Faça 2 pontos juntos no próximo ponto de base. Repita esse padrão até o final da carreira. Feche a carreira com um ponto baixíssimo.Encha a peça com o enchimento, e feche o buraco com pontos baixos. Arremate o fio.Faça uma correntinha com o fio de algodão e a agulha de crochê, e prenda a argola na ponta. Costure a correntinha na parte de cima da peça, formando uma alça. Arremate o fio.Cole um olho, um nariz e uma boca na peça, usando a cola. Você pode usar miçangas, botões, feltro, etc. para fazer os detalhes.
- Como fazer um imã de biscuit: para fazer um imã de biscuit, você vai precisar de massa de biscuit, tinta, pincel, imã, tesoura, cola e palito de dente. Você pode seguir os passos que são mostrados no vídeo abaixo, que é do canal [Arte e Cia Brasil], que ensina como fazer vários tipos de artesanato, com vídeos, passo a passo, dicas, etc.
- Pegue um pedaço de massa de biscuit e faça uma bolinha. Achate a bolinha e faça um corte na parte de baixo, formando a boca do sapo. Faça dois cortes na parte de cima, formando os olhos do sapo. Faça dois furos na parte de trás, formando as narinas do sapo.Pegue outro pedaço de massa de biscuit e faça duas bolinhas. Achate as bolinhas e cole-as na parte de baixo da cabeça do sapo, formando as patas dianteiras. Faça dois cortes em cada pata, formando os dedos do sapo.Pegue outro pedaço de massa de biscuit e faça duas bolinhas. Achate as bolinhas e cole-as na parte de trás da cabeça do sapo, formando as patas traseiras. Faça três cortes em cada pata, formando os dedos do sapo.Pegue outro pedaço de massa de biscuit e faça uma bolinha. Achate a bolinha e cole-a na parte de cima da cabeça do sapo, formando o chapéu do sapo. Faça um furo no centro do chapéu, formando a abertura do chapéu.Pegue outro pedaço de massa de biscuit e faça uma bolinha. Achate a bolinha e cole-a na parte de trás do chapéu do sapo, formando a aba do chapéu. Faça um corte na parte de frente da aba, formando a dobra do chapéu.Pegue outro pedaço de massa de biscuit e faça uma bolinha. Achate a bolinha e cole-a na parte de frente da aba do chapéu, formando a flor do chapéu. Faça cinco cortes na flor, formando as pétalas da flor. Faça um furo no centro da flor, formando o miolo da flor.Deixe a peça secar por 24 horas, ou até que esteja firme e seca.Pinte a peça com a tinta, usando o pincel. Você pode usar as cores que você quiser, mas uma sugestão é usar verde para o sapo, marrom para o chapéu, amarelo para a flor e preto para os olhos, a boca e as narinas. Deixe a tinta secar bem.Cole o imã na parte de trás da peça, usando a cola. Você pode usar um imã redondo, quadrado, retangular, etc. que seja do tamanho adequado para a peça. Deixe a cola secar bem.
- Como fazer um boneco de feltro: para fazer um boneco de feltro, você vai precisar de feltro, linha, agulha, tesoura, enchimento, molde e caneta. Você pode seguir os passos que são mostrados no molde abaixo, que é do site [Feltro Fácil], que ensina como fazer vários tipos de artesanato, com moldes, passo a passo, dicas, etc.
- Imprima o molde do boneco de feltro, que pode ser de um urso, um coelho, um gato, etc. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho do molde, de acordo com o tamanho que você quer fazer o boneco.
- Recorte o molde do boneco de feltro, seguindo as linhas do molde. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes para as pernas.
- Risque o molde do boneco de feltro no feltro, usando a caneta. Você pode usar a cor de feltro que você quiser, mas uma sugestão é usar marrom para o urso, branco para o coelho, cinza para o gato, etc. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes para as pernas.
- Recorte as partes do boneco de feltro no feltro, seguindo as linhas que você riscou. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes
Os passos de como fazer artesanato, com fotos, vídeos, moldes, etc.
Para fazer artesanato, você deve seguir alguns passos, que podem variar de acordo com o tipo, o tamanho, o formato, etc. da peça que você vai fazer. Você pode seguir os passos que são ensinados por especialistas e por apaixonados por artesanato, que compartilham as suas experiências, as suas dicas, as suas ideias, etc. em diferentes meios, como fotos, vídeos, moldes, etc. Veja alguns exemplos de como fazer artesanato, com fotos, vídeos, moldes, etc.:
- Como fazer um boneco de feltro: para fazer um boneco de feltro, você vai precisar de feltro, linha, agulha, tesoura, enchimento, molde e caneta. Você pode seguir os passos que são mostrados no molde abaixo, que é do site [Feltro Fácil], que ensina como fazer vários tipos de artesanato, com moldes, passo a passo, dicas, etc.
- Imprima o molde do boneco de feltro, que pode ser de um urso, um coelho, um gato, etc. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho do molde, de acordo com o tamanho que você quer fazer o boneco.Recorte o molde do boneco de feltro, seguindo as linhas do molde. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes para as pernas.Risque o molde do boneco de feltro no feltro, usando a caneta. Você pode usar a cor de feltro que você quiser, mas uma sugestão é usar marrom para o urso, branco para o coelho, cinza para o gato, etc. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes para as pernas.Recorte as partes do boneco de feltro no feltro, seguindo as linhas que você riscou. Você deve ter duas partes para o corpo, duas partes para a cabeça, duas partes para as orelhas, duas partes para os braços e duas partes para as pernas.Costure as partes do boneco de feltro, usando a linha, a agulha e o ponto caseado. Você deve costurar as partes do corpo, da cabeça, das orelhas, dos braços e das pernas, deixando uma abertura para colocar o enchimento. Você deve costurar as partes da frente com as partes de trás, pelo lado avesso do feltro, e depois virar para o lado direito.Encha as partes do boneco de feltro, usando o enchimento. Você deve encher as partes do corpo, da cabeça, das orelhas, dos braços e das pernas, até que fiquem fofas e firmes. Você deve fechar as aberturas com pontos invisíveis, usando a linha e a agulha.Una as partes do boneco de feltro, usando a linha, a agulha e o ponto alinhavo. Você deve unir as partes da cabeça com as partes do corpo, as partes das orelhas com as partes da cabeça, as partes dos braços com as partes do corpo e as partes das pernas com as partes do corpo, formando o boneco.Decore o boneco de feltro, usando a linha, a agulha e o ponto atrás. Você pode fazer os olhos, o nariz, a boca, os bigodes, etc. do boneco, usando a linha preta ou outra cor que você preferir. Você pode fazer outros detalhes, como laços, botões, flores, etc. usando outros pedaços de feltro ou outros materiais que você quiser.
As dicas de como vender e divulgar o seu artesanato
Para vender e divulgar o seu artesanato, você deve seguir algumas dicas, que podem aumentar as suas chances de sucesso, de lucro, de reconhecimento, etc. Veja algumas delas:
- Defina o seu público-alvo, o seu nicho, o seu diferencial, etc. Você deve saber para quem, para que, como, onde, etc. você vai vender o seu artesanato, e o que, como, por que, etc. você vai oferecer o seu artesanato. Você deve conhecer as necessidades, os desejos, os gostos, etc. do seu público-alvo, e como o seu artesanato pode atendê-los, satisfazê-los, encantá-los, etc. Você deve se destacar da concorrência, mostrando o que o seu artesanato tem de único, de especial, de exclusivo, etc.
- Calcule o seu custo, o seu preço, o seu lucro, etc. Você deve saber quanto, como, quando, etc. você gasta para fazer o seu artesanato, e quanto, como, quando, etc. você ganha com o seu artesanato. Você deve levar em conta os custos dos materiais, das ferramentas, da mão de obra, da embalagem, do transporte, etc. e os ganhos com as vendas, as comissões, as parcerias, etc. Você deve definir um preço que seja justo, competitivo, atrativo, etc. para o seu artesanato, e que garanta um lucro que seja satisfatório, sustentável, crescente, etc. para você.
- Escolha os seus canais de venda, de divulgação, de relacionamento, etc. Você deve saber onde, como, quando, etc. você vai vender o seu artesanato, e onde, como, quando, etc. você vai divulgar o seu artesanato. Você deve escolher os canais que sejam adequados, eficientes, seguros, etc. para o seu artesanato, e que também sejam acessíveis, confiáveis, populares, etc. para o seu público-alvo. Você deve usar os canais que sejam online, como redes sociais, sites, blogs, etc. ou que sejam offline, como feiras, lojas, eventos, etc. ou que sejam uma combinação dos dois.
- Invista na sua qualidade, na sua imagem, na sua reputação, etc. Você deve cuidar da qualidade, da imagem, da reputação, etc. do seu artesanato, e também da sua qualidade, da sua imagem, da sua reputação, etc. como artesão. Você deve oferecer um artesanato que seja bem feito, bem acabado, bem apresentado, etc. e que atenda ou supere as expectativas do seu público-alvo. Você deve se apresentar como um artesão que seja profissional, competente, criativo, etc. e que tenha credibilidade, autoridade, referência, etc. no seu nicho.
Conclusão
Fazer artesanato é uma atividade que pode ser muito gratificante, tanto para você quanto para as pessoas que recebem ou compram as suas peças. Com criatividade, dedicação e planejamento, você pode fazer artesanato de forma simples, prática e segura, e ainda ganhar dinheiro com isso. Neste post, nós te mostramos como fazer artesanato, com os seguintes tópicos:
- Os benefícios de fazer artesanato
- Os tipos de artesanato mais populares e lucrativos
- Os materiais e as ferramentas necessários para fazer artesanato
- Os passos de como fazer artesanato, com fotos, vídeos, moldes, etc.
- As dicas de como vender e divulgar o seu artesanato
Agora que você já sabe como fazer artesanato, é hora de começar a aplicar o que você aprendeu e a se divertir com as suas peças. Lembre-se de que fazer artesanato é um processo contínuo e de que você sempre pode melhorar e evoluir. Por isso, esteja sempre atento ao feedback dos seus clientes, às novidades do seu nicho e às tendências do mercado.
E você, já faz artesanato ou está pensando em fazer? Conte-nos nos comentários qual é a sua experiência, a sua opinião e a sua dúvida sobre esse assunto. E se você gostou deste post, compartilhe com os seus amigos que também querem saber como fazer artesanato. Até a próxima!